A data foi instituída pela Volkswagen na década de 80 e faz parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura de São Paulo desde 1996, ano em que o modelo deixou de ser fabricado pela segunda vez.
Mesmo para os que sabem a história do carro, há algumas particularidades do modelo que são conhecidas apenas por quem já teve ou dirigiu um Fusca.
O entusiasmo pelo Fusca é tão grande que não faltam objetos em homenagem a ele, desde chaveiros até miniatura personalizadas. A ligação do dono de um fusca com o carro, mais do que com qualquer outro modelo, é muito parecida com a de um animal de estimação: você leva para passear, da banho aos finais de semana e quando chega em casa não vê a hora de vê-lo.
E, 1932 Ferdinand Porshe esboça o primeiro projeto do carro chamado de Volkswagen que em alemão significa “carro do povo.
Os 7 segredos do Fusca
Alma
Os proprietários insistem: para eles, o fusca tem alma. Quando o carro vai quebrar, você conversa com ele para não deixá-lo na mão e ele parece entender como o Herbie de se meu fusca falasse.
Baixo Custo
O desenvolvimento do carro foi todo feito com base na praticidade e fácil manutenção, o que resultou em preço baixo, tanto para aquisicão, quanto para manter o modelo.
Carisma
Além das formas arrendodadas do modelo, que chama atenção até hoje, há quem diga que o carro chega a sorrir. Ele é tão carismático que se olhado de frente é possível vê-lo sorrindo para você, principalmente os mais antigos.
História
O peso do fusca hoje vem de sua história. O carro conquistou ao longo de 75 anos de existência título de mais vendido do mundo, com mais de 21 milhões de unidades comercializadas. No Brasil ele foi o líder de mercado por 24 anos seguidos e vendeu 3,1 milhões de unidades.
Memória
É raro encontrar alguém que não tenha um história com o fusca. Seja por ter ajudado na conquista da primeira namorada, por ter sido o primeiro carro ou do avô, do pai, do tio. Quase todo mundo tem uma fase na vida que o carro fez parte
Valentia
O carro não perdeu o seu DNA. Até hoje ele é visto atravessando estradas de terra e trechos alagados com valentia de grandes jipões O carro foi feito para suportar cargas e por isso já vem com uma estrutura forte, inclusive a lataria.
Valorização
Por ser um carro antigo, ele é tido por algumas pessoas como item de coleção e por toda a sua hist´ria, tem uma valorização ainda maior do que outros modelos históricos.
Em 2003 foi produzido no México a ultima unidade do modelo com direito a festa de despedida.
O fusca agora roda com suas ultimas unidades que ainda resistem ao tempo e passa a fazer parte cada vez mais da história dos povos, principalmente dos brasileiros.
Nota: ?p=1647