Novo Fiat Uno: a reinvenção de um popular

De tempos em tempos, assiste-se na indústria automotiva nacional a algumas transformações sofridas por novas gerações de modelos. A cena não é comum, pois repetem-se, muitas vezes, a conhecida receita do facelift para a maioria das linhas. Portanto, é fácil guardar na memória algumas destas metamorfoses: Honda Civic, em 2006, Ford Ka, em 2007, Volkswagen Gol, em 2008, Chevrolet Vectra, em 2009. Em 2010, este título ficará com a Fiat, pela renovação do Uno. O quase balzaquiano da montadora italiana mudou por completo. De velho, só continua o nome que, mesmo assim, ostenta um novo logotipo.

Há muitos anos, com a falta de perspectiva de mudança do modelo, comprar um Uno significava poucas condições financeiras para adquirir um carro (com exceção dos fãs, que agem por paixão); a partir deste mês, quando começam as vendas do novo Uno, no entanto, quem levar um deles para casa, pode se considerar uma pessoa descolada, mesmo pagando os R$ 25.550 pela opção mais barata da linha.

Chamado de “quadrado arredondado”, o formato que inspirou o novo Uno não é completamente novo – lembra-se muito do Kia Soul à primeira vista -, mas é suficientemente inspirador para causar alvoroço no segmento popular. De acordo com a Fiat, a aparência foi resultado de diversas pesquisas entre os consumidores, que acabaram por guiar o trabalho dos desenhistas.

A parte da frente destaca três pequenas aberturas estéticas ao lado direito. Atrás, o popular teve a posição das lanternas elevada, o que possibilitou um ar de modernidade ao veículo quadrado desde sua origem. Na versão Way, alguns adereços para diferenciar o modelo. O lançamento tem um ar de frescor; a ousadia foi além das pranchetas e chegaram à palheta de cores: verde limão, amarela gritante, azul que puxa para o lilás… Abrindo parênteses para falar de espaço, o compacto leva quatro adultos com conforto e carrega 280 litros no porta-malas.

Na cabine, percebe-se uma certa tendência em nacionalizar e popularizar o Fiat 500. Mostradores de ar na parte de cima (circulares no Uno), logo abaixo está posicionado o rádio e os controles do ar-condicionado. Em alguns momentos, o novo Uno remete a uma “tropicalização” do carrinho cool fabricado na Polônia. Cada país, no entanto, tem o 500 que lhe cabe nos bolsos. “É comum o processo de inserir elementos bem resolvidos de outros modelos nos lançamentos; o próprio comando de abertura dos vidros elétricos do novo Uno é do 500″, explica Adriano Resende, supervisor de marketing da Fiat.

Algumas soluções foram melhoradas. O acabamento, apesar das rebarbas plásticas, está mais harmônico e menos espartano. Os retrovisores externos possuem maiores dimensões (o antigo parecia espelho de bolsa de mulher). Se o cliente quiser optar por personalizar o modelo, há diversas ofertas de acessórios. “A compra de um popular é completamente racional; por isso, com estes acessórios, é possível trazer um pouco mais de emoção à compra, fazendo com que o proprietário se torne mais orgulhoso do seu carro”, analisa Resende.

A linha de motores Fire recebeu sobrenome Evo. Promete até 5% de economia no consumo de combustível, além da diminuição na emissão de poluentes. No caso do 1.4, avaliado pelo iCarros durante o lançamento, é nítida a permanência da vocação urbana do modelo. Em trecho rodoviário, sob forte chuva, foi possível chegar aos 100 km/h. A partir daí, o nível de ruído, tanto do motor como da cabine passou a se tornar incômodo. As retomadas não surpreendem. Para um motor de 88 cv de potência e 12,5 mkgf de torque máximo (com álcool), a performance é honesta. Apesar da força na saída, há uma certa demora em ganhar velocidade.

A chegada do novo Uno não aposenta o Mille. Em função do lançamento, a carroceria antiga, na versão Economy, continua na gama e teve seu preço reduzido em R$ 600 (a partir de R$ 23.570), assim como a versão Fire do Palio. Com a vinda da nova geração, é bem possível que a novidade roube espaço do Palio. De acordo com a Fiat, o trio formado por Uno, Mille e Palio deverá ter um crescimento de 10%, ou seja, mesmo com a canibalização de algum modelo, haverá expansão no resultado final.

Confira os preços da linha (as opções de duas portas chegarão às lojas daqui a 45 dias):
– Vivace 1.0 (duas portas): R$ 25.550
– Vivace 1.0 (quatro portas): R$ 27.350
– Attractive 1.4 (duas portas): R$ 29.280
– Attractive 1.4 (quatro portas): R$ 31.080
– Way 1.0 (duas portas): R$ 26.690
– Way 1.0 (quatro portas): R$ 28.490
– Way 1.4 (duas portas): R$ 30.070
– Way 1.4 (quatro portas): R$ 31.870

Fonte: Icarros

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